top of page
Anotação 2022-04-26 181101_edited.jpg

A Mocho Edições nasceu em São Paulo em 2019 como resultado da união das trajetórias e dos projetos em comum da Deborah Leanza e do Tiago Jonas. Em 2020, com o encerramento da parceria entre os editores, passou a ser dirigida por Deborah Leanza. Também em 2020, firmamos parceria com o tradutor Rodrigo Bravo, criador do selo Pythia

Deborah é historiadora, pesquisadora e editora. Foi criada nas travessias entre Salvador, Beagá, Rio de Janeiro e Campinas. Ela nem sabia que poderia ser editora um dia. Foi quase jornalista, depois quase advogada, até que a faculdade de História a fisgou e abriu muitas veredas.
De lá pra cá, tornou-se mestre em História, professora, pesquisadora acadêmica e em projetos de arqueologia histórica, coautora de um livro de histórias e receitas culinárias, copartícipe nos rumos e nas tramas do filho, escritora de textos tão variados quanto secretos e, nos últimos anos, editora e coordenadora de produções paradidáticas e didáticas do Ensino Básico. Acredita que o decreto da morte do livro é uma mentira de perna curta e que as ideias grafadas nos suportes físico e digital sempre sobreviverão em reinvenções sem fim. 

A concretização de uma editora é coletiva e plural. Entre os parceiros da Mocho temos designers, revisores, editores, assistentes editoriais, diagramadores, ilustradores, equipes das gráficas, autores e amigos. Somos muitos e somamos a cada dia. 


Integramos o grupo Coesão Independente, uma potente rede de trocas, apoio mútuo e valorização das editoras independentes do país.

origens e parcerias: Sobre
bottom of page